Energia solar é aprovada por consumidores sul-mato-grossenses

Segundo enquete, 4 entre 5 leitores de um jornal da região são entusiastas da tecnologia. Satisfação também é verificada em dados nacionais

Uma enquete realizada pelo portal Campo Grande News, do Estado do Mato Grosso do Sul, reforça a percepção de que a energia solar é vantajosa aos consumidores. Em pesquisa com os leitores, a maioria se mostrou favorável à tecnologia.

Na enquete, realizada na segunda-feira (05), foi perguntado aos leitores se eles possuem painel de energia solar em casa. 36% responderam que têm e recomendam a tecnologia, enquanto 43% disseram que não possuem, mas pretendem instalar.

A taxa dos leitores que não possuem e não pretendem instalar foi de 20%, enquanto o índice dos que possuem gerador solar, mas se arrependem, foi de apenas 2%.

Índice de satisfação nacional em 2021 foi de 93%

A satisfação verificada na pesquisa do portal também se reflete em um estudo divulgado pela consultoria Grenner em maio deste ano, que acompanhou cerca de 1.000 usuários de energia solar em 2021.

De acordo com a pesquisa, 93% dos consumidores analisados afirmaram estar satisfeitos com o investimento feito na tecnologia. Os 7% restantes se mostraram insatisfeitos, ou não souberam opinar.

Outro dado desse mesmo estudo aponta que 97% dos entrevistados recomendariam a energia solar a um amigo.

A pesquisa também verificou o porte das empresas que investiram em energia solar naquele. O resultado foi que 55% dos negócios analisados se consideram pequenos, seguido de micro empresas, com 18%, demonstrando que a tecnologia está sendo bastante utilizada em organizações de pequeno porte.

Energia solar cresce vertiginosamente no país

O interesse dos consumidores que não possuem energia solar, e a ampla aprovação dos que possuem, corrobora com o crescimento do setor de energia solar no Brasil.

Segundo dados da  Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) houve um aumento de 50,8% da potência instalada no país entre 2021 e outubro de 2022, passando de 14.154 megawatts (MW) para 21.349 MW. Se comparado com 2020, em que o país possuía uma potência total de 8.016 MW, o aumento foi de 166%.

Clientes da Kinsol também aprovam a energia solar

Dados da Kinsol, uma das maiores empresas de energia solar do país, também demonstram o impacto positivo da tecnologia entre seus consumidores.

Entre todos os clientes da empresa, incluindo Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas, 95% se mostraram satisfeitos com as soluções energéticas da organização.

Segundo a Kinsol, suas soluções em energia solar para residências, comércios, indústrias e agronegócio proporcionam uma economia mensal na conta de luz elétrica de até 98%.

Além dos painéis fotovoltaicos, a empresa ainda oferece tecnologia de bombeamento solar (extração e bombeamento de água de poços) e Estações de Recarga para Veículos Elétricos.

Para mais informações, clique aqui e entre em contato com a Kinsol Energias Renováveis.