Quando se fala em energia solar, muita gente ainda associa essa tecnologia ao uso residencial ou em empresas urbanas. Entretanto, a verdade é que essa fonte de energia também contribui, e muito, às atividades do produtor rural.
Afinal, energia solar é sinônimo de eficiência, sustentabilidade, autonomia energética e economia a médio prazo. Podendo ser utilizada para inúmeras aplicações, ela se adequa perfeitamente às fazendas do agronegócio que buscam ser mais competitivas e inovadores.
Continue conosco e saiba mais sobre a energia solar na agricultura, suas vantagens e como adotar essa tecnologia:
Como funciona a energia solar rural
A energia solar no campo funciona com a mesma tecnologia utilizada nas unidades produtoras residenciais. Ou seja: painéis fotovoltaicos instalados no telhado, ou no solo, convertem a radiação solar em eletricidade. A corrente contínua é enviada ao inversor, que a transforma em energia elétrica convencional.
A diferença é que, no campo e em negócios em geral, o uso energético é muito maior em relação ao contexto residencial. Dessa forma, a energia gerada pelos painéis solares possui muito mais aplicações, tendo um impacto ainda maior na redução do custo energético.
Na agropecuária, a energia fotovoltaica pode ser aplicada em atividades como:
- Bombeamento solar – extração e bombeamento de água de poços;
- Irrigação de lavouras;
- Alimentação energética de instalações agropecuárias;
- Eletrificação das cercas que protegem a propriedade;
- Aquecimento e resfriamento para a produção de alimentos;
- Iluminação dos arredores da fazenda.
Diferença entre energia solar on grid, off grid e grid zero
A instalação de painéis solares no campo pode ocorrer através de 3 modelos: on grip, off grid e grid zero.
No on grid, a energia solar está conectada à rede de distribuição pública, podendo fornecer e receber energia das distribuidoras. Quando o saldo da produção energética é positivo, o proprietário recebe créditos para abater em sua conta de luz
Já o modelo off grid é totalmente apartado da rede de energia elétrica. Nessas situações, o kit solar acompanha controlador de cargas de baterias e baterias para armazenar a energia excedente.
O sistema grid zero também é autônomo e autossuficiente. A diferença é que, em vez de baterias, é utilizado um controlador de potência smart, de forma que não haja excedente energético.
7 Vantagens da energia solar rural
Investir em painéis fotovoltaicos em propriedades rurais é uma maneira de ganhar mais competitividade em seu negócio. Confira os principais benefícios técnicos, econômicos e ambientais dessa tecnologia:
1. Redução da conta de luz
Sem dúvida nenhuma, esse é o principal motivo que faz a energia solar ser cada vez mais difundida. Com ela, o proprietário recebe créditos de energia solar, ocasionando uma redução na conta de energia de até 98%.
Com essa economia mês a mês, o retorno do investimento no kit de energia solar ocorre, geralmente, entre 4 e 6 anos. O tempo pode variar dependendo de inúmeros fatores, mas você pode estimar a economia em sua propriedade através da calculadora solar.
2. Atende a diversas necessidades
Como já foi mencionado, utilizar energia solar no campo vai muito além de fornecer eletricidade às habitações. Os usos são diversos, incluindo tarefas que demandam alto consumo energético, como o bombeamento e extração de água de poços.
3. Linhas de crédito específicas
Mesmo que você não tenha capital próprio, a energia solar rural pode ser contratada por meio de financiamento específico que diversos bancos oferecem a essa modalidade.
Essas linhas de crédito possuem juros menores, maior prazo e maior carência em relação aos empréstimos comuns, facilitando a vida do pequeno e médio agroprodutor.
4. Energia limpa e inesgotável
A geração solar é a matriz energética mais sustentável que existe. Afinal, trata-se de um recurso inesgotável, não poluente e que não gera resíduos.
Além do positivo impacto socioambiental gerado, empresas sustentáveis são mais valorizadas no mercado, recebendo mais investimentos e sendo mais apreciadas pelos consumidores.
5. Tecnologia duradoura e de pouca manutenção
Um painel solar tem uma vida útil acima de 25 anos e as manutenções são pouco frequentes. Em geral, os painéis precisam ser limpos, e demais componentes verificados preventivamente, apenas uma vez ao ano.
6. Possibilidade de autossuficiência energética
Através dos sistemas off grid de energia solar, uma propriedade rural se torna autossustentável energeticamente. Dessa forma, uma fazenda pode possuir autonomia energética mesmo em lugares onde a rede pública de distribuição não fornece eletricidade.
7. Valorização da propriedade
Propriedades rurais que contam com sistema fotovoltaico são muito mais valorizadas em futuras vendas. Dessa forma, o investimento para implantar essa tecnologia retorna ao proprietário, mesmo que ele usufrua da energia solar por pouco tempo.
Como instalar a energia solar no campo
Para a energia solar se instalar em sua propriedade rural, o primeiro passo é entrar em contato com uma empresa de energia solar de confiança.
Essa empresa irá analisar as condições técnicas de seu imóvel para avaliar questões como o melhor sistema (on grid, off grid ou grid zero), o ângulo de posicionamento dos painéis fotovoltaicos, material para fixação dos painéis no telhado ou solo, entre outros aspectos.
Em modelos on grid, também é necessária a regulação da unidade geradora com a companhia energética do local, para que haja o aproveitamento dos créditos energéticos.
Em todas essas etapas, você pode contar com a Kinsol: uma das líderes em energia solar no Brasil. A empresa fornece as melhores soluções energéticas para propriedades agrícolas, contribuindo para sua fazenda se tornar mais eficiente e produtiva.
A Kinsol ainda oferece 25 anos de garantia dos painéis solares. Assim, você tem a tranquilidade de usufruir da melhor tecnologia de geração de energia por longos anos.
Para mais informações e esclarecimentos, entre em contato com a Kinsol.