Estações de recarga para veículos elétricos: o que são e como funcionam

Saiba mais sobre os principais tipos de estações de recarga para automóveis elétricos

Veículos elétricos são o futuro da mobilidade urbana. Mais eficientes e sustentáveis, eles possuem uma grande diferença em relação aos automóveis convencionais: o sistema de abastecimento energético.

Para funcionarem, a bateria precisa ser alimentada em estações de recarga para veículos elétricos. Esses equipamentos podem ser instalados em diversos locais: postos, estabelecimentos comerciais ou mesmo na garagem da própria casa.

Neste artigo, você saberá mais sobre o que são e quais os principais tipos de estações de recarga para veículos elétricos. Confira!

O que são estações de recarga para veículos elétricos?

Carros movidos a gasolina, etanol e diesel precisam de energia para funcionarem, e o mesmo ocorre com os modelos elétricos. A diferença é que, em vez de tanque de combustível, veículos elétricos utilizam bateria para armazenar a energia que alimenta o motor.

Dessa forma, as estações de recarga nada mais são que equipamentos específicos para recarregar as baterias dos carros elétricos. Acontece que, diferente dos automóveis tradicionais, onde a única forma de serem abastecidos são nos postos de combustível, veículos alimentados por eletricidade podem ser recarregados de inúmeras formas.

Isso porque as estações de recarga podem ser instaladas na garagem do proprietário do veículo elétrico, em condomínios (para uso compartilhado), em estabelecimentos comerciais, como shoppings centers, ou em eletropostos.

Em qualquer um desses casos, o funcionamento é basicamente o mesmo: basta conectar o carro à estação de recarga através de um cabo específico. O tempo e o custo da recarga dependem de fatores como a potência da estação de recarga e a capacidade da bateria de cada veículo.

Ainda existem duas outras formas de recarregar um veículo elétrico: com carregadores de emergência (que se conectam em tomadas comuns) e os carregadores portáteis, que funcionam de forma semelhante aos carregadores portáteis de celulares. Entretanto, esses mecanismos são mais lentos e menos eficientes.

Veja, a seguir, mais detalhes sobre os principais tipos de estações de recarga de veículos elétricos:

Estação de recarga residencial

Para quem é proprietário de veículos elétricos, é possível instalar uma estação de recarga na garagem da própria residência. Essa alternativa traz diversas vantagens para quem usa carros elétricos no dia a dia, evitando que o motorista pegue filas para recarregar seu carro ou tenha que pagar pelo serviço fora de casa.

Em residências, a estação de recarga não precisa ser muito potente, visto que o carro pode ficar recarregando por várias horas. Os equipamentos com essa finalidade costumam ser bastante compactos e se ligam normalmente à rede elétrica da residência, sendo adaptados a diferentes tipos de tensões.

Esses tipos de estações podem possuir tecnologias como medidor de energia e função smart, informando questões como o valor estimado do gasto de energia e programação de carga, o que possibilita a recarga nos momentos em que a tarifa está mais barata.

Estação de recarga coletiva residencial (edifícios e condomínios)

Nessa categoria, uma estação de recarga é instalada no estacionamento de um prédio ou condomínio para que os moradores compartilhem o uso do equipamento. Nessas situações, a estação pode ter uma potência maior, diminuindo o tempo de recarga, e atender a dois ou mais veículos simultaneamente.

Embora essa solução ainda não seja tão comum, a tendência é que o uso desses equipamentos cresça conforme novos edifícios vão sendo projetados. Inclusive, uma lei municipal de São Paulo (Lei nº 17.336/2020) prevê a obrigatoriedade de novos condomínios contarem com estação de recarga. A lei prevê que os equipamentos tenham medição individual sobre a energia elétrica consumida.

Estação de recarga coletiva comercial

Estabelecimentos comerciais diversos, como shoppings centers, supermercados, farmácias, entre outros, também podem contar com estações de recarga. Para o empresário, esse é um recurso a mais para atrair clientes, que podem deixar seu veículo elétrico recarregando durante suas compras.

Equipamentos com essa finalidade são mais potentes, para um carregamento mais rápido, e podem ter 2 ou mais veículos conectados simultaneamente. Essa estação de recarga é instalada no estacionamento e deve possuir medidor de energia para a cobrança individual do uso. 

Eletroposto

Postos para o carregamento de veículos elétricos funcionam da mesma forma que postos de combustíveis convencionais. Dessa forma, o motorista se aproxima da estação de recarga, recarrega a bateria e paga pelo valor correspondente.

A diferença do equipamento de recarga dessa categoria em relação às anteriores é que ele precisa ser extremamente potente, para a recarga ser feita em poucos minutos. Eletropostos são fundamentais para que o setor de veículos elétricos ou híbridos plug-in cresçam no país, aumentando a autonomia desses carros para longas viagens e o uso urbano como táxi, Uber e serviços similares.

Vale mencionar que esse tipo de estação de recarga super rápida não precisa estar necessariamente em um posto de combustível, podendo ser instalado em estabelecimentos comerciais diversos.

As redes de postos Shell e Petrobrás começaram a instalar suas primeiras estações de recarga nos meses de junho e julho de 2022, e estão expandindo esse processo. Já o primeiro posto 100% dedicado a veículos elétricos foi inaugurado em dezembro de 2022, em São Paulo.

Como instalar uma estação de recarga?

Seja para residências, condomínios, postos ou estabelecimentos comerciais, estações de recarga devem ser implantadas por uma empresa especializada no setor. A solução ideal para qualquer necessidade você encontra na linha de Estações de Recarga para Veículos Elétricos WEMOB – uma parceria entre a Kinsol e a Weg.

Os equipamentos de recarga WEMOB são divididos em 3 categorias, que atendem a todo tipo de necessidade de recarga. São eles:

  • WEMOB Wall: Equipamento compacto, fixado na parede, para recarga individual. Possui potências de 3,7 kW (115V CA) ou 7,4 kW (230V CA) e é ideal para residências ou garagem de condomínios;
  • WEMOB Parking: Desenvolvida para uso compartilhado em estacionamentos públicos e privados. Essa solução conta com duas opções: recarga de até dois veículos elétricos simultâneos em 22 kW ou um veículo na potência de 22kW;
  • WEMOB Station: Solução completa para recarga rápida de veículos elétricos em estações de serviço e rodovias. Equipamentos com potência de 30 a 150 kW.

Para mais informações, entre em contato com Kinsol Energias Renováveis e fale com nossos consultores.