Mercado Livre de Energia: descubra o que é e como economizar com a nova regra

Todas as empresas do Grupo A poderão aderir ao modelo a partir de janeiro de 2024   Com o Mercado Livre de Energia, grandes empresas possuem muito mais liberdade e flexibilidade para suprir suas necessidades energéticas. Nesse modelo, o contrato de energia pode ser negociado entre o consumidor e os agentes do setor – da […]

Todas as empresas do Grupo A poderão aderir ao modelo a partir de janeiro de 2024

 

Com o Mercado Livre de Energia, grandes empresas possuem muito mais liberdade e flexibilidade para suprir suas necessidades energéticas. Nesse modelo, o contrato de energia pode ser negociado entre o consumidor e os agentes do setor – da mesma forma como uma organização pode contratar serviços de internet, telefonia, etc.

E o melhor de tudo é que, a partir de 2024, qualquer empresa do Grupo A (média e alta tensão) pode aderir ao modelo. O processo é simples e pouco burocrático, proporcionando, sem nenhum tipo de investimento, uma economia de 20% a 30% na conta de energia elétrica.

Neste artigo, você verá o que é, como funciona e quem pode participar do Mercado Livre de Energia. Além disso, terá o direcionamento sobre como ingressar nesse modelo e aproveitar todas as vantagens que o sistema oferece. Confira!

O que é o Mercado Livre de Energia?

O Mercado Livre de Energia é um modelo de contratação energética no qual os consumidores têm liberdade de negociar o fornecimento de energia com as empresas do setor. 

Também chamado de Ambiente de Contratação Livre (ACL), esse tipo de negócio permite que as pessoas jurídicas do país possam firmar contratos bilaterais com fornecedores de energia, negociando prazos, volume, preço e formas de negociação.

Esse acordo, portanto, é totalmente diferente do Ambiente de Contratação Regulada (mercado cativo), no qual o cliente só pode contratar a energia da distribuidora local. Nesse sistema, as condições são estalecidas pelas normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), sem possibilidade do consumidor participar de nenhum tipo de negociação.

Já o Mercado Livre de Energia permite contratos entre clientes e fornecedores de energia elétrico de qualquer parte do país. Assim, é possível firmar acordos flexíveis, de pequeno, médio e longo prazo, adaptados às necessidades da empresa contratante.

Quem pode contratar o mercado livre de energia?

A partir de janeiro de 2024, todos os consumidores do Grupo A (empresas de média ou alta tensão), poderão aderir ao Mercado Livre de Energia. Até o momento (2023), apenas organizações desse mesmo grupo com demanda contratada de no mínimo 500 kW podem participar do modelo.

A mudança foi estabelecida pela Portaria nº 50/GM/MME/2022, dando sequência ao ampliamento anual de empresas a aderir ao modelo. Essa política está sendo aplicada desde janeiro de 2019, quando o ACL começou a funcionar no país. 

A expectativa, conforme o resultado da Consulta pública nº137/2022 do Ministério de Minas e Energia (MME), é que clientes do Grupo B (baixa tensão – rural, residencial e pequenos comerciantes) também possam participar do Mercado Livre de Energia nos próximos anos.

Como funciona

No Mercado Livre de Energia, as empresas do Grupo A com consumo superior a 500 kW podem firmar contratos com fornecedores de forma autônoma ou com a representação de um consultor da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Já as empresas com demanda de consumo inferior a 500 kW, que poderão aderir ao modelo a partir de janeiro do ano que vem, devem participar do Mercado Livre de Energia com a intermediação de um comercializador varejista. Na prática, isso torna o processo mais seguro e menos burocrático ao consumido.r

Ao participar desse modelo, a empresa mantém o contrato de distribuição com a concessionário local, no entanto, paga apenas a tarifa mínima e demais encargos obrigatórios. Já a conta de consumo de energia elétrica é paga conforme o contrato estabelecido com a fornecedora, a partir do intermediação do comercializador.

Vantagens do Mercado Livre de Energia

A abertura de mercado proporcionada pelo Mercado Livre de Energia traz inúmeras vantagens aos clientes e agentes econômicos do setor de energia elétrica no país. Confira os principais benefícios:

Redução na conta de energia

Com a concorrência, as empresas geradores de energia competem entre si para ganhar o consumidor com melhores preços e condições de pagamento. Isso significa, na prática, uma redução na conta mensal de energia em torno de 20% a 30%.

Flexibilidade

Cada empresa pode participar do Mercado Livre de Energia conforme suas necessidades. É possível firmar contratos com diferentes volumes de energia, prazos, condições de pagamento, fontes energéticas, etc. Assim, ao contrário do mercado cativo, há muito mais liberdade para o consumidor escolher o plano mais adequado à realidade do negócio.

Previsibilidade de custos

No mercado tradicional de energia, os preços da tarifa de energia podem mudar a cada mês. Há, por exemplo, as bandeiras tarifárias, que mudam conforme as condições de geração de eletricidade, além dos frequentes reajustes. Já os custos no Mercado Livre de Energia são definidos no contrato, trazendo mais segurança orçamentário ao consumidor.

O que vale mais a pena, Mercado Livre de Energia ou energia solar?

Além do Mercado Livre de Energia, a energia solar é outra alternativa de economia de energia para as empresas. Com essa alternativa sustentável, o consumidor recebe créditos de energia que proporcionam um desconto de 80% a 90% da conta mensal.

A grande vantagem da energia solar sobre o Mercado Livre de Energia é que qualquer tipo de consumidor pode aderir, e não apenas as grandes empresas do Grupo A. Entretanto, é necessário um investimento inicial para implantar a tecnologia.

Já a principal vantagem do Ambiente de Contratação Livre é que não é necessário nenhum investimento, nem instalação de equipamentos no local. O processo é mais simples, porém, a economia a longo prazo é menor. A escolha, portanto, depende da preferência de cada consumidor.

Para quem não pode aderir ao Mercado Livre de Energia, mas não tem capital suficiente para investir em energia solar, uma alternativa é contratar o financiamento de energia solar

Assim, é possível instalar os equipamentos sem ter dinheiro em caixa e pagar as parcelas com a economia gerada na fatura de energia.

Como contratar o Mercado Livre de Energia

Se você é um empresário que quer economizar e ter muito mais liberdade no consumo de energia de seu negócio, participe do Mercado Livre de Energia da Kinsol.

Com a Kinsol, você recebe atendimento especializado em todas as etapas do processo. A adesão é prática, segura e pouco burocrática, permitindo que sua empresa comece 2024 aproveitando todas as vantagens desse modelo.

Outro diferencial da Kinsol é atuar com energia contratada de fontes 100% renováveis. Assim, sua empresa não apenas reduz custos, mas também colabora para a sustentabilidade.

Agora, caso o seu negócio não se enquadre ao Mercado Livre de Energia, aproveite nossos serviços de energia solar fotovoltaica. Somos uma das líderes do segmento no país, fornecendo soluções para todas as necessidades.

Entre em contato com os especialistas da Kinsol pelo Whatsapp e economize na sua conta de energia elétrica.