O que são veículos elétricos, híbridos ou híbridos plug-in? Entenda as diferenças

Existem diferentes graus de eletrificação de automóveis. Descubra as vantagens e desvantagens de cada modelo

O interesse dos consumidores pelos veículos que utilizam energia elétrica cresce continuamente. No entanto, muitos motoristas ainda têm dúvidas sobre as diferenças entre um carro elétrico, híbrido ou híbrido plug-in.

Ambos trazem tecnologias superiores em relação aos veículos movidos exclusivamente por combustíveis fósseis, seja em termos de rendimento, conforto e impactos ambientais. Como novos modelos surgem frequentemente no mercado, é importante que os consumidores conheçam as características, vantagens e desvantagens de cada um deles.

Nesse artigo, você saberá o que são e como se diferenciam os carros híbridos, plug-in ou elétricos. Continue conosco e conheça melhor esses tipos de veículos:

Veículos híbridos

Os veículos híbridos estão no primeiro grau de transição entre os carros tradicionais e os exclusivamente elétricos. Isso porque eles apresentam tanto um motor de combustão convencional, a gasolina, etanol ou diesel, quanto um motor elétrico, alimentado por bateria.

Esses veículos estão no mercado há pouco mais de 20 anos e foram desenvolvidos com o objetivo de melhorar o rendimento e gerar menos emissão de poluentes. Nos automóveis dessa denominação, a bateria é recarregada pelo próprio motor de combustão, ou através do processo de frenagem regenerativa. 

Veículos híbridos plug-in

Uma etapa mais avançada do processo de eletrificação dos automóveis aconteceu com a chegada dos híbridos plug-in, presentes no mercado desde o fim de 2008. O grande diferencial deles em relação aos HVES é o fato da bateria pode ser recarregada em tomadas, elevando a eficiência e autonomia desses automóveis.

Carros elétricos plugados possuem uma capacidade maior de armazenamento de carga na bateria, podendo rodar, dependendo do modelo, de 40 km a 60 km sem utilizar combustível fóssil. Dessa forma, quem utiliza um híbrido plug-in nas cidades tem a possibilidade de se locomover apenas com eletricidade, gerando bastante economia.

A bateria dos veículos híbridos plug-in são recarregadas em estações de recarga para veículos elétricos, que podem ser instaladas em condomínios, eletropostos (postos de combustíveis), estabelecimentos comerciais em geral ou mesmo na casa do motorista.

Esses tipos de automóveis são bastante vantajosos por conta da flexibilidade. Afinal, os híbridos plug-in são o meio-termo entre o híbrido e o eletrificado, tanto em função do desempenho quanto na questão do preço.

Veículos elétricos

Por fim, os automóveis que não possuem motor de combustão interna, funcionando 100% por eletricidade, são os chamados veículos elétricos a bateria, ou BEV (Battery Electric Vehicle). 

Esses tipos de carro possuem muitas diferenças de pilotagem em relação aos híbridos, sendo silenciosos e mais fáceis de dirigir. Além disso, esses veículos funcionam com zero emissão de gases poluentes.

A grande vantagem dos veículos elétricos em relação aos outros é a autonomia da bateria. Dependendo do modelo, um carro com bateria 100% recarregada é capaz de rodar de 600 km a 700 km.

O custo do abastecimento dos modelos BEV também é bem menor em relação aos combustíveis fósseis. Como o preço da gasolina, etanol, diesel e a tarifa da energia elétrica varia muito em cada Estado, é difícil estimar a economia com precisão. No entanto, dependendo da região e do tipo de carregamento, é possível economizar cerca de 85% no abastecimento de um veículo elétrico.

Já as desvantagens dos carros elétricos são o preço de aquisição, o tempo de carregamento total e a dificuldade de recarregar em algumas regiões. No entanto, todas essas questões estão evoluindo com o tempo, o que fará o carro elétrico ser o mais eficiente dentro de alguns anos.

Mercado cresce em ritmo acelerado

O mercado de veículos que utilizam energia elétrica está em ritmo de crescimento acelerado ao redor do mundo. De acordo com dados do IEA.org, a participação dos carros eletrificados nas vendas de veículos ao redor do mundo mais que triplicou nos últimos anos, passando de 2,49% em 2019 para 4,11% em 2020 e atingindo 8,57% em 2021.

No Brasil, o setor também está se expandindo. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o emplacamento de carros híbridos, híbridos plug-in e elétricos aumentou 41% em 2022 em comparação ao ano anterior. Ao todo, 49.245 novos veículos entraram em circulação em 2022, ante os 34.990 automóveis eletrificados emplacados em 2021.

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