O crescimento das vendas de veículos eletrificados, que cresce ano após ano no Brasil, está trazendo uma nova oportunidade a donos de estabelecimentos comerciais. Como veículos 100% elétricos, ou híbridos plug-in, são recarregados com energia elétrica, cada vez mais negócios estão oferecendo eletropostos em suas dependências.
Em grandes capitais, já é comum que grandes shoppings centers, supermercados, postos de combustíveis, etc, ofereçam estações de recarga para veículos elétricos. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), existem cerca de 3 mil eletropostos públicos ou privados no Brasil, com a expectativa que esse número chegue a 10 mil até 2025.
Como funcionam os eletropostos
Eletroposto é o nome dado a estações de recarga para veículos elétricos, ou a locais que disponibilizam esse recurso. Esses equipamentos oferecem alta potência para que os veículos elétricos ou híbridos plug-in sejam recarregados de maneira rápida, ou ultrarrápida.
Esses equipamentos podem ser de uso individual (instalado na garagem de casa, por exemplo) ou de uso coletivo. Em estabelecimentos comerciais, os eletropostos ficam no estacionamento, com o cliente recarregando o seu automóvel enquanto faz suas compras.
Os eletropostos também podem estar em postos de combustíveis comuns. Nesse caso, os equipamentos são ultrapotentes, oferecendo uma recarga completa em cerca de 20 a 30 minutos, com a rede cobrando um valor por cada kWh utilizada pelo veículo.
Para estabelecimentos comerciais como shoppings, farmácias, academias, supermercados, entre outros, oferecer esse recurso traz inúmeras vantagens competitivas, como:
- Maior atração e fidelização de clientes;
- Maior tempo de retenção do cliente, que compra na loja enquanto o veículo é recarregado;
- Diferencial frente à concorrência;
- Melhora no posicionamento da marca, demonstrando que ela está alinhada com a sustentabilidade.
Exemplos de eletropostos
Grandes empresas e redes de postos de combustíveis estão investindo na adoção de equipamentos de recarga para veículos elétricos.
Um exemplo é a Shell, que inaugurou, ano passado, seus primeiros postos Shell Recharge, com recargas ultrarrápidas. A empresa planeja expandir seus eletropostos para 35 unidades, espalhadas pela região sudeste do país, ainda este ano.
A Vibra, licenciada da Petrobrás, também começou a investir na tecnologia ano passado, e prevê a instalação de 70 eletropostos no decorrer deste ano. Em dezembro de 2022, a marca inaugurou o primeiro posto 100% elétrico do país, na cidade de São Paulo.
A rede Multiplan, responsável por dezenas de shopping nas principais capitais do país, também está oferecendo esse recurso. Ano passado, a organização chegou a marca de 100 pontos de recarga espalhados por toda a rede.
Governos também estão investindo em estações de recarga. Um exemplo é o governo do Distrito Federal (DF) que instalou, em 2019, 35 equipamentos de recarga semirrápida WEMOB, disponíveis não só para as frotas oficiais, mas também para a população do DF recarregar os seus veículos.
Como instalar um eletroposto?
Para o seu negócio também contar com esse recurso, o primeiro passo é contatar uma empresa especializada. É importante que a fornecedora tenha diferentes opções, pois equipamentos de recarga podem ter variadas potências e recursos, que atendem a diferentes tipos de estabelecimentos.A Kinsol – Energias Renováveis, é uma das líderes nacionais em Estações de recarga para veículos elétricos, oferecendo equipamentos WEMOB para casas, condomínios, comércios e empresas. Para mais informações, entre em contato e fale com nossos consultores.