O setor de veículos eletrificados está comemorando recordes de vendas neste início de ano. Em janeiro e fevereiro, o emplacamento de Veículos Elétricos Híbridos (HEV), Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV) e Veículos Elétricos 100% a Bateria (BEV) atingiu recordes históricos, somando 8.797 novos emplacamentos.
Em janeiro, houve 4.503 unidades emplacadas, um crescimento de 76% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Já em fevereiro o saldo foi de 4.294 unidades, um aumento de 25% em comparação com fevereiro de 2022. Todos esses números se baseiam em dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Isso demonstra o quanto os consumidores estão otimistas com esses automóveis limpos, eficientes e com abastecimento muito mais econômico. Ainda há muito espaço para o crescimento do setor, mas há muitos indicativos de que esse mercado deve acelerar ainda mais.
Neste artigo, você conhecerá o panorama do mercado de veículos eletrificados no Brasil e as últimas novidades do mercado. Confira!
Panorama dos veículos eletrificados no Brasil
Desde 2012, as vendas de veículos eletrificados no Brasil não para de crescer – com exceção do ano de 2015, que apresentou um eleve recuo em relação a 2014. Ao todo, 135.301 veículos dessa categoria estão em circulação no Brasil, com 49.245 emplacamentos realizados só no último ano.
Além do recorde de vendas em 2022, o ano teve maior número de modelos vendidos da história: 128. Os três carros mais emplacados, todos eles da categoria HEV, foram o Cross e o Corolla Altis, da Toyota, e o Tiggo 5X, da Caoa Cherry.
Segundo a ABVE, um dos motivos que explica a expansão desse mercado é a ampliação da estrutura de recarga desses automóveis. Atualmente, estima-se que haja cerca de 3 mil estações de recarga para veículos elétricos públicas ou semipúblicas no Brasil. Até 2025, a Associação projeta que esse número chegue a 10 mil.
Outro dado que traz otimismo a esse mercado é o aumento do número de montadoras de veículos eletrificados operando no Brasil. Até 2022, apenas a Toyota fabricava essa categoria de automóveis no Brasil. No entanto, a Great Wall Motors e a Caoa Chery já anunciaram que começarão a fabricar modelos híbridos em território nacional ainda este ano.
Veja também: O que são veículos elétricos, híbridos ou híbridos plug-in? Entenda as diferenças
4 Novos modelos de veículos eletrificados no país
Diversas montadoras ao redor do mundo estão investindo pesado na tecnologia de carros eletrificados. O Brasil está no radar das fabricantes, que estão trazendo ao país inúmeras novidades para este ano.
Para você ficar por dentro dos principais lançamentos, separamos 4 novos modelos de carros eletrificados. Confira:
BYD Yuan Plus EV
A fabricante chinesa BYD foi a líder de vendas de carros elétricos em 2022, superando até mesmo a rival norte-americana Tesla. O grande “xodó” da fabricante é o modelo BYD Yuan Plus EV: um dos carros 100% elétricos mais modernos que existem.
O modelo tem como grande diferencial a qualidade de sua bateria Blade. Em formato de lâmina, esse equipamento possui um sistema inteligente de gestão térmica, garantindo mais longevidade e durabilidade à bateria. Em carregadores rápidos, o nível da bateria pode aumentar de 30% para 80% em apenas meia hora.
Esse veículo de motor de 204 cv e bateria de 60 kWh tem uma autonomia de até 294 KM. O BYD Yuan Plus EV está custando, atualmente, a partir de R$ 269.990,00.
Fiat 500e Abarth
Esse modelo esportivo da Fiat é a prova que carros 100% elétricos também são capazes de entregar alta performance. Segundo a montadora, o 500e Abarth, equipado com motor elétrico dianteiro de 154 cv e 24 kgfm de torque, acelera de 0 a 100 km em apenas 7 segundos.
Esse modelo também se destaca pelo carregamento rápido, entregando 80% da carga em apenas 35 minutos. O motorista pode utilizar o carro em três diferentes modos, Scorpion Track, Scorpion Street e Turismo – nesse caso, diminui-se a potência para ganhar mais autonomia.
Uma curiosidade desse carro é que há a opção de simular o barulho de ronco de motor, visto que veículos elétricos são extremamente silenciosos. O Fiat 500e Abarth deve chegar ao Brasil no 2º semestre de 2023 e o preço dele ainda não foi informado.
Honda Civic e:HEV
A nova versão do Honda Civic conta com um conjunto de motor de combustão interna (gasolina) combinado com um motor elétrico. Um diferencial desse modelo é que, ao contrário da maioria dos HEV, o motor elétrico é o mais potente, com o motor de combustão servindo como auxiliar.
Tanto é assim que a transmissão desse modelo é de marcha única, semelhante a um carro totalmente elétrico. Com esse tipo de motor assumindo o protagonismo, o resultado é o alto rendimento do combustível, capaz de rodar cerca de 18,3km/l na estrada.
O Honda Civic e:HEV funciona em três configurações, Electric, Hybrid e Engine, que mudam automaticamente conforme a velocidade e a carga da bateria. Ele é abastecido somente com gasolina e custa a partir de R$244.900.
Ford Maverick Hybrid
No decorrer deste ano, deve chegar ao Brasil a primeira pickup híbrida, que promete uma autonomia de cerca de 800 km. A Maverick é equipada com um motor 2.5 a gasolina de 164 cv e um motor elétrico de 128 cv, recarregado através da tecnologia de freio regenerativo.
A fabricante ainda não deu mais detalhes sobre esse lançamento, mas um ponto muito interessante sobre esse veículo é que, no mercado norte-americano, a versão híbrida custa cerca de 10% a menos que a versão padrão do mesmo modelo.
Kinsol apoia veículos elétricos no Brasil
A Kinsol – Energias Renováveis é um dos players mais importantes do mercado de painéis solares fotovoltaicos e Estações de recargas de veículos elétricos no Brasil.
Unindo alta tecnologia, profissionais altamente qualificados e excelentes condições de pagamento, atuamos para que as energias renováveis cresçam ainda mais no país, trazendo muito mais eficiência energética, sustentabilidade e economia às empresas e pessoas.
Acesse o site da Kinsol e saiba mais sobre nossos produtos e serviços.