Energia solar para empresas: descubra os benefícios para o seu negócio

É possível economizar até 90% na conta mensal de energia utilizando painéis solares. Saiba como aplicar a tecnologia na sua empresa A conta de energia elétrica gera custos consideráveis em todos os negócios. Para reduzir essa despesa, uma ótima alternativa é investir em energia solar para sua empresa. Com essa solução, a organização gera energia […]

É possível economizar até 90% na conta mensal de energia utilizando painéis solares. Saiba como aplicar a tecnologia na sua empresa

A conta de energia elétrica gera custos consideráveis em todos os negócios. Para reduzir essa despesa, uma ótima alternativa é investir em energia solar para sua empresa.

Com essa solução, a organização gera energia de maneira limpa, renovável e muito mais econômica. Assim, a marca se torna mais competitiva, sustentável, entre outras vantagens.

Mas será que a energia solar pode ser aplicada em todas as empresas? Em quanto tempo ocorre o retorno do investimento da instalação dos equipamentos? Essas e outras perguntas responderemos agora, neste artigo completo sobre energia solar para empresas. Confira!

O que é energia solar empresarial?

A energia solar para empresas é uma solução em eficiência energética que gera inúmeras vantagens competitivas ao negócio. A medida consiste na instalação de um kit de energia solar no imóvel da empresa, que nada mais é que um sistema que converte a luz solar em eletricidade convencional.

Dessa forma, o negócio gera energia própria para o autoconsumo, reduzindo os gastos na conta mensal. Assim, a empresa reduz custos e se torna mais competitiva a longo prazo, tendo mais dinheiro para investir, para contratar funcionários, etc.

No sistema mais comum de energia solar empresarial, sistema on grid, o imóvel permanece conectado à rede de distribuição da concessionária local. O excedente de energia produzida pelos geradores fotovoltaicas da empresa é enviado à rede de distribuição, gerando créditos de energia, que são abatidos no valor da conta de luz

Assim, é possível até mesmo zerar o consumo da tarifa de energia elétrica. A empresa continua recebendo a conta de luz da concessionária e pagando a tarifa mínima e os custos da rede de distribuição, mas com a energia gerada pelos painéis solares, a redução da conta pode chegar a 90%.

Veja também: Painéis solarem funcionam em dias nublados? 12 perguntas e respostas sobre energia solar

Vantagens da energia solar para empresas

Investir em energia solar é vantajoso às empresas sob várias perspectivas. Veja, a seguir, os principais benefícios:

Redução de custos

A vantagem mais evidente de instalar painéis solares é a economia gerada na tarifa de energia. Dependendo da potência do kit fotovoltaico, a empresa pode zerar o consumo de energia elétrica e pagar somente a tarifa mínima à distribuidora.

Mais créditos de energia solar

Ao contrário da energia solar residencial, que necessita da energia da concessionária local durante a noite, a energia solar empresarial consome menos energia da rede de distribuição. Se o negócio funcionar apenas durante o dia, período em que os painéis solares estão produzindo, a maior parte da eletricidade virá da geração própria.

Na prática, isso significa um maior valor de créditos de energia solar, que é o saldo entre a energia injetada pelo kit solar à rede de distribuição e a eletricidade recebida. Esse crédito pode ser abatido na conta de luz, ou transferido a outra propriedade de mesmo CNPJ.

Competitividade

Quanto menor as despesas de qualquer empresa, mais competitiva ela se torna. A economia na conta de luz pode ser utilizada para investimentos, ampliação da empresa, contratação, marketing, redução do preço de produtos ou serviços, etc.

Sustentabilidade

Ao adotar a energia solar, sua empresa estará utilizando a fonte de energia mais sustentável que existe. Afinal, a energia solar é inesgotável, traz impactos ambientais mínimos na instalação e possui a menor pegada de carbono entre todas as energias renováveis.

Posicionamento da marca

A energia solar para empresas é totalmente compatível com os princípios da ESG (governança ambiental, social e corporativa). Negócios focados nesses princípios são mais valorizados por consumidores, funcionários e investidores, o que torna a marca muito mais relevante no mercado.

Valorização do imóvel

Imóveis com energia solar possuem um valor agregado maior, proporcionando melhores negócios em uma possível locação ou venda futura. Dependendo do município, a empresa ainda pode aderir ao IPTU verde e receber benefícios fiscais.

Em quais empresas vale a pena instalar energia solar?

A energia solar vale a pena para todas as empresas que tenham imóvel próprio. Afinal, a instalação dos painéis solares é rápida, gera economia a longo prazo e provoca um impacto mínimo na habitação, sendo possível de ser instalado em praticamente todo o tipo de imóvel.

Quanto maior for o gasto da organização com eletricidade, mais atrativa se torna a energia solar fotovoltaica, tendo em vista a economia proporcionada. É verdade que o investimento inicial é maior conforme o tamanho da empresa, mas é possível aderir a uma linha de financiamento de energia solar para diminuir o impacto no orçamento.

Caso a empresa tenha diferentes sedes ou filiais na mesma cobertura da concessionária de energia elétrica, também é possível distribuir créditos de energia solar entre os imóveis. Assim, se um imóvel estiver produzindo energia em excedente e outro não tiver a mesma produtividade, é possível fazer a compensação entre eles.

Qual o custo de energia solar para empresas?

O valor de instalação de um kit de energia solar empresarial depende de muitos fatores, como a localização da empresa, potência e quantidade das placas, empresa que fará a instalação, etc. 

O mesmo ocorre em relação à economia mensal, visto que a geração energética dos painéis solares não é fixa e cada estado da federação possui alíquotas próprias de energia elétrica.

No entanto, a média do retorno de investimento em energia solar varia entre 4 e 5 anos. Isso significa que, nesse período, o gasto com a instalação do kit será pago com a economia proporcionada a cada mês. Como a vida útil dos painéis é de pelo menos 25 anos, a empresa ficará por 20 anos economizando até 90% na conta de energia.

Se sua empresa for enquadrada no Grupo A de consumidores de energia elétrica, outra alternativa para economizar na conta de luz é aderindo ao Mercado Livre de Energia, que a partir de 2024 estará disponível a todas as empresas desse grupo. A vantagem, nesse caso, é que o negócio não precisará fazer nenhum investimento em equipamentos.

Como instalar energia solar em minha empresa?

O primeiro passo para instalar energia solar em seu negócio é entrar em contato com uma empresa de energia solar de confiança. Com base na média mensal de consumo, localização do imóvel e outras questões técnicas, a empresa fará uma previsão orçamentária do custo de instalação do serviço e o dimensionamento do projeto.

Em seguida, técnicos irão ao local para fazer o estudo de viabilidade técnica. Nessa etapa, os profissionais irão verificar as condições do telhado, possíveis sombreamentos e outras questões que interferem na geração de energia solar.

Com a conclusão do projeto, será solicitado a autorização de instalação à rede distribuidora local. Em seguida, o kit de energia solar é instalado e, por fim, técnicos da concessionária de energia de seu estado fazem a ligação do sistema à rede.

Em todas essas etapas, conte com os serviços especializado da Kinsol: uma das maiores empresas de energia solar do Brasil. Com excelência no atendimento técnico, comercial e financeiro, a Kinsol trabalha para que empresas de todos os portes tenham acesso à energia renovável e possam usufruir de todos os benefícios dessa tecnologia.

Entre em contato com a Kinsol e solicite seu orçamento.