A energia solar fotovoltaica já é a 2ª maior fonte de geração energética no país: um feito impressionante para uma tecnologia que possui pouco mais de 10 anos de aplicação no Brasil. Ainda assim, essa fonte energética ainda traz muitas dúvidas aos consumidores, que ficam receosos sobre o funcionamento e as vantagens dessa energia renovável.
Para ajudar a esclarecer as principais dúvidas, separamos 12 perguntas e respostas sobre os painéis solares fotovoltaicos. Siga conosco e descubra mais sobre a tecnologia e como ela contribui para a redução de custos de sua casa ou empresa:
É caro instalar energia solar na minha propriedade?
O custo de instalação de energia solar depende de vários fatores, como a potência dos geradores, o sistema (on grid, off grid, grid zero), o posicionamento das placas, etc. No entanto, em todas as situações o investimento é compensado em torno de 4 a 5 anos pela economia gerada na conta de luz, que pode chegar a 98%.
Além disso, muitos bancos oferecem linhas de financiamento de energia solar, permitindo que você desfrute da tecnologia mesmo sem ter todo o dinheiro em mãos. Acesse o simulador de economia da Kinsol para verificar em detalhes o quanto você economizará com a energia solar.
O kit de energia solar faz barulho?
Não. Os sistemas de energia solar são super silenciosos, visto que a energia é produzida por um processo fotoquímico, e não por um meio mecânico.
Painéis solares produzem energia em dias nublados?
Sim: o kit de energia solar continua produzindo energia mesmo em dias nublados ou chuvosos. Isso porque, mesmo sem incidência solar direta, a irradiação solar continua nessas situações, e é a partir dela que a energia solar se transforme em eletricidade.
Entretanto, em dias nublados ou chuvosos os geradores solares produzem em torno de 10% a 30% menos energia em comparação com os dias ensolarados. Mesmo assim, a tecnologia compensa também em cidades com pouco sol – no continente europeu, por exemplo, a energia solar tem sido amplamente adotada.
Painéis solares funcionam durante a noite?
Os painéis fotovoltaicos não geram energia à noite. Entretanto, você pode ficar tranquilo que sua casa ou empresa continuará tendo eletricidade nessas horas. Afinal, a energia solar, no contexto urbano, é conectada à rede elétrica pública, que fornece energia quando o sistema não está produzindo.
A energia solar me dá 100% de autonomia energética?
Depende. Se a instalação for no sistema off grid (com baterias que armazenam a energia excedente), sua propriedade estará totalmente desconectada da rede e será totalmente autossuficiente energeticamente.
Entretanto, esse sistema é recomendado apenas em situações específicas (para abastecer certas atividades industriais ou em fazendas muito afastadas, por exemplo). Em lugares conectados com a rede elétrica, o mais indicado é utilizar o sistema on grid.
Veja também: Quando utilizar os sistemas de energia solar on grid, off grid e grid zero?
Se acabar a luz da rede elétrica, meu kit de energia solar para de funcionar?
Sim: por questão de segurança, todos os sistemas de energia fotovoltaica conectados à rede elétrica deixam de funcionar durante blackouts, manutenções do sistema ou apagões. Uma solução para esse problema é a instalação de um kit de energia solar híbrido, ou seja: conectado à rede, mas com armazenamento por baterias para suprir as interrupções.
Continuo recebendo conta de luz se tiver geração de energia solar em casa?
Sim, pois os sistemas de geração solar residenciais são conectados à rede pública, de forma que as concessionárias enviam mensalmente a conta aos consumidores. Entretanto, devido aos créditos de energia solar, o valor da conta é extremamente baixo. Você pagará, basicamente, o custo de disponibilidade (taxa mínima) e a taxa sobre o uso da rede de distribuição.
Veja também: “Taxação do sol” começará a valer a partir de 07 de janeiro – entenda a nova regra
O que são os créditos de energia solar?
Os créditos de energia solar é um sistema de compensação regulado pela ANEEL que abate os valores na conta de luz dos consumidores que possuem sistemas de energia solar conectados à rede elétrica.
Isso ocorre porque os painéis solares produzem energia além do que a unidade produtora consome. Assim, o excedente é injetado à rede de distribuição e o consumidor, em troca, tem o valor da energia elétrica que ele consome abatido proporcionalmente.
Qual o tempo de vida útil dos painéis solares?
Com a manutenção correta, painéis solares duram em torno de 25 a 30 anos.
Como funciona a manutenção dos painéis solares?
É recomendado que a manutenção dos painéis fotovoltaicos seja realizada anualmente. O processo é simples e consiste, basicamente, na limpeza do material, para que não haja perda de eficiência.
A manutenção também inclui a vistoria no kit solar como um todo, para verificar se todos os componentes elétricos e mecânicos estão funcionando corretamente. Em ambos os casos, essa manutenção precisa ser feita por um profissional especializado.
Como saber se o telhado de minha casa suporta os painéis solares?
As placas fotovoltaicas podem ser instaladas em todo o tipo de telhado. Isso porque o material não é instalado diretamente nas telhas, e sim em uma estrutura implantada no local.
Em todas as situações, é necessária a análise de um engenheiro para verificar a melhor solução para o imóvel específico.
Como faço para instalar energia solar na minha propriedade?
Para instalar um sistema de geração fotovoltaica na sua casa, empresa, comércio, indústria ou fazenda do agronegócio, o primeiro passo é procurar uma empresa de confiança.
A organização entrará em contato para conhecer as suas necessidades, fazer um estudo de viabilidade e mandar o orçamento. Em seguida, um técnico ia ao local para fazer uma avaliação e instalar o sistema.
Por fim, nas instalações on-grid, a distribuidora de energia elétrica irá ao local para fazer uma vistoria e conectar o sistema à rede.
Para isso, conte com a Kinsol: empresa referência em energias renováveis no Brasil. Com ela, você obtém o melhor suporte técnico, comercial e burocrático para instalar o sistema mais adequado à sua realidade de maneira simples, prática e econômica.
Entre em contato com a Kinsol e aproveite você também da fonte de energia que mais cresce ao redor do mundo.