Investimento em estações de recarga para veículos elétricos: entenda como funciona

Venda de veículos eletrificados não para de crescer no Brasil, gerando oportunidades a donos de negócios Veículos elétricos e híbridos plug-in estão se tornando cada vez mais comum entre os brasileiros, mas a infraestrutura de eletropostos no país ainda é insuficiente. Para suprir essa demanda, shopping, supermercados, postos de combustíveis e outros estabelecimentos comerciais estão […]

Venda de veículos eletrificados não para de crescer no Brasil, gerando oportunidades a donos de negócios

Veículos elétricos e híbridos plug-in estão se tornando cada vez mais comum entre os brasileiros, mas a infraestrutura de eletropostos no país ainda é insuficiente. Para suprir essa demanda, shopping, supermercados, postos de combustíveis e outros estabelecimentos comerciais estão começando a investir na instalação de estações de recarga para veículos elétricos.

Com essa iniciativa, as marcas retêm mais clientes, atraem consumidores e ainda podem cobrar pelo uso do equipamento. E por se tratar de um mercado em expansão, a procura de pessoas por esse tipo de serviço será cada vez maior nos próximos anos.

Nesse artigo, vamos explicar como funciona o investimento em estações de recarga para veículos elétricos. Continue conosco e veja quais segmentos de negócios podem investir nesses equipamentos e como sua empresa pode dar o passo inicial. Acompanhe!

Por que investir em estações de recarga para veículos elétricos?

O mercado de veículos eletrificados tem crescido continuamente no Brasil. Segundo levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o emplacamento de novos veículos eletrificados no Brasil aumentou 76% nos primeiros 8 meses de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado.

WEG lança nova estação de recarga para carros elétricos no Brasil | Portal Solar

Entre janeiro e agosto, 49.052 unidades entraram em circulação no país, quase o mesmo total dos 49.245 empacados ao longo de 2022.

Com a expansão desse mercado, aumenta a demanda por estações de recarga de veículos elétricos. Também chamados de eletropostos, esses equipamentos funcionam como uma “bomba de combustível” aos veículos elétricos ou híbridos plug-in, recarregando as baterias do motor dos automóveis.

Conforme os dados da ABVE de agosto de 2023, o Brasil possui 3.800 eletropostos públicos e semipúblicos. Em dezembro, o número era de  2.955, o que representa uma expansão de 28%.

A tendência é que as vendas de veículos eletrificados permaneçam crescendo, visto os inúmeros benefícios desses modelos. Tais automóveis são silenciosos, não poluentes e mais econômicos na manutenção e no abastecimento. Além disso, o custo desses veículos estão ficando cada vez mais competitivos em comparação aos modelos tradicionais.

Dessa forma, a quantidade de motoristas que precisam de eletropostos para abastecer seus carros cresce em ritmo acelerado. É aí que as estações de recarga para veículos elétricos entram como uma oportunidade de investimento, visto que diversos estabelecimentos privados podem oferecer esse serviço.

Veja também: O que são veículos elétricos, híbridos ou híbridos plug-in? Entenda as diferenças

Maneiras de investir em estações de recarga para veículos elétricos

Ao contrário de veículos com motor de combustão interna, onde o abastecimento obrigatoriamente precisa ser feito em um posto de combustível, os veículos elétricos ou híbridos plug-in podem ser recarregados em inúmeros locais. 

Isso porque existem diferentes especificações de equipamentos de recarga, trazendo enorme flexibilidade. É possível utilizar desde estações individuais de baixa potência, instaladas na própria casa do motorista, até equipamentos ultrarrápidos em postos de combustíveis específicos para veículos elétricos.

Entre esses extremos, também existem as estações de recarga que podem ser instaladas nos estacionamentos de estabelecimentos comerciais. Assim, há várias possibilidades, conforme demonstramos abaixo:

Hipermercados

Grandes redes varejistas e atacadistas, como o Assaí, estão investindo em eletropostos para atrair mais clientes. O benefício desse investimento é oferecer um diferencial aos consumidores, que podem optar por fazer compras no estabelecimento enquanto deixam os seus veículos sendo recarregados.

 

Além disso, também há a possibilidade da loja cobrar pelo uso do equipamento. Essa prática ainda é pouco comum no país (geralmente, o uso dos eletropostos em estabelecimentos comerciais é gratuito), mas o empresário pode optar por instalar equipamentos mais potentes, com recarga mais rápida, e cobrar pelo recarregamento.

Shopping Centers

A lógica de instalar estações de recargas para veículos elétricos em shopping é semelhante à dos hipermercados. Ou seja: a marca oferece um serviço diferenciado aos seus clientes, ajudando na atração e retenção de consumidores.

 

Vale citar, também, que o investimento em eletropostos também pode ser utilizado no marketing e propaganda do negócio, especialmente pelo fato do estabelecimento apoiar a sustentabilidade.

Empreendimentos habitacionais

Outra possibilidade de investimento em estações de recarga para veículos elétricos é nos projetos de condomínio, conjunto habitacionais, etc. Nesse caso, o equipamento é instalado para uso coletivos dos residentes do local, que podem pagar, ou não, pelo recarregamento.

Um empreendimento habitacional com esse recurso pode ser decisivo na escolha de motoristas que possuem veículos elétricos. A tendência é que a demanda por moradias com esse diferencial aumente expressivamente nos próximos anos.

Eletropostos

Por fim, o investimento em eletropostos pode ocorrer na abertura de um “posto de combustível” próprio para veículos elétricos, ou então na adição de uma estação de recarga em postos convencionais.

Nesse caso, o investimento é bem maior em relação aos anteriores, pois é necessário implantar equipamentos ultrarrápidos, que recarregam o veículo em questão de minutos. Entretanto, o potencial de lucro é muito grande, ainda mais considerando que há pouquíssimos eletropostos de veículos elétricos no Brasil.

Como investir em estações de recarga para veículos elétricos

Se você deseja investir em estações de recarga para veículos elétricos, o primeiro passo é entrar em contato com uma empresa especializada. Conforme suas necessidades e local de instalação, equipamentos com diferentes capacidades podem ser indicados, incluindo carregadores que podem medir o uso para a cobrança do cliente.

A instalação dos equipamentos precisa ser feita por profissionais especializados e seguir as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Isso é fundamental para garantir a segurança de quem utiliza os equipamentos, além de possibilitar que as estações de recarga funcionem em plena capacidade.

Para tudo isso, conte com a Kinsol Energias Renováveis, empresa referência em soluções de energia solar e estações de recarga para veículos elétricos. Com nossos equipamentos WEMOB, o seu negócio terá o eletroposto ideal em termos de segurança, potência, custo e desempenho.

As estações de recarga WEMOB são divididas nas seguintes categorias:

  • WEMOB Wall: equipamento individual de baixa potência, ideal para uso residencial e em condomínios;
  • WEMOB Parking: solução voltada para estacionamentos de estabelecimentos comerciais, proporcionando uma potência de recarga intermediária;
  • WEMOB Station: equipamentos de alto desempenho e com recarga rápida, ideal para postos de combustível.

 

Para mais informações, dúvidas e solicitação de orçamento, entre em contato com os consultores da Kinsol.